Get Adobe Flash player

Dia Mundial do Rim, evento em SP distribuirá água para conscientizar a população

cancer rim

Sangue na urina, perda de apetite e dor lombar podem ser sinais de câncer no rim, de acordo com o presidente da SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica), Evanius Wiermann.

— Geralmente os tumores ou problemas nos rins, como o rim policístico, são diagnosticados apenas em exames de rotina por não apresentarem sintomas claros. Alguns sinais podem alertar para a doença, como sangue na urina, dor lombar de um lado, massa [caroço] na lateral ou na parte inferior das costas, fadiga, perda de apetite, perda de peso, febre, anemia.

O câncer de rim ocorre em 2% a 3% dos tumores malignos no adulto e é o mais letal dos tumores urológicos, com possibilidade de óbito entre 30% a 40% de todos os casos.

Nesta quinta-feira (12), Dia Mundial do Rim, Fátima Abreu, nefrologista do Lavoisier Medicina Diagnóstica, chama atenção para a necessidade de hidratação, boa alimentação e prática de ativida física para prevenir o câncer e outras doenças de rim. Além disso, segundo ela, esses hábitos diminuem a incidência do diabetes e a pressão alta, que segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia estão entre as principais causas de problemas renais no Brasil e no mundo.

— Como a perda da função renal em geral é progressiva e silenciosa, o diagnóstico é feito muitas vezes na fase final da doença, quando os sintomas tendem a aparecer. Por isso é muito importante realizar os exames de função renal periodicamente, principalmente portadores de hipertensão, diabetes ou pessoas com parentes renais crônicos.

Com objetivo de conscientizar a população, o Instituto Espaço de Vida distribuirá panfletos informativos e garrafinhas de água na na Estação Brás do Metrô de São Paulo, entre 6h e 11h.

Segundo Christine Battistini, presidente do Instituto Espaço de Vida, o evento tem como objetivo prevenir e estimular as pessoas a procurarem clínicos gerais e nefrologistas para diagnosticarem qualquer problema.

— Esta é a primeira vez que realizamos uma campanha como esta, essencial para alertar a população sobre os cuidados de prevenção, as doenças mais frequentes e os tratamentos existentes. Também disponibilizaremos um 0800 que estará à disposição da sociedade para tirar todas as dúvidas.

 

Do: R7

Todos os direitos reservados © 2013.

fixmyairandheat.com