Get Adobe Flash player

Apesar de a pesquisa alemã ainda estar em fase inicial, os resultados são animadores

 

Um tratamento experimental alemão está trazendo novas esperanças para a luta contra o câncer. Segundo um artigo publicado no Journal of Nuclear Medicine, esta técnica para tumor de próstata reverteu a doença em dois pacientes que já tinham metástases e já haviam feito todas as terapias existentes sem sucesso.

Como a pesquisa ainda está em fase inicial, ela pode levar muito tempo para, de fato, chegar à prática clínica. No entanto, os resultados são animadores.

A terapia 225Actínio-PSMA-617 funciona como uma bomba nas células cancerígenas. Um radioisótopo (substância radioativa) é aplicado no corpo e guiado por exame de imagem (PET-CT). Esse radioisótopo “explode” as células tumorais.

O urologista Miguel Srougi, professor da USP que acompanha a evolução do estudo, explica que as células do câncer de próstata produzem uma proteína chamada PSMA. Uma vez fixada em um anticorpo, esse composto, guiado pelo PET-CT, serve de veículo para levar a substância radioativa até o tumor. Desta forma, os pesquisadores conseguiram transportar um radioisótopo mais potente (actínio 225) até as células cancerosas e destruí-las.

Um grupo de 80 pacientes recebeu a terapia e está sendo analisado há três anos. Segundo os autores, embora os resultados publicados sejam de apenas dois pacientes, há outros casos de respostas “completas e duradouras” que serão publicados futuramente.

Nos casos dos dois pacientes, após três e quatro sessões da terapia experimental, os valores do PSA (exame que detecta níveis aumentados de proteína produzida pela próstata e que aumenta nos casos de câncer) caíram abaixo do limite de detecção (0,1 ng/ml). Antes, os níveis superavam 3.000 ng/ml e 419 ng/ml, respectivamente. Além disso, as metástases, que antes eram claramente visíveis nas imagens radiológicas, desapareceram após a terapia.

O estudo foi publicado dois anos depois do início da análise do primeiro caso. Ambos os pacientes permanecem sendo observados. Antes da terapia, a expectativa de vida era de dois a quatro meses.

Segundo o artigo, o único efeito colateral verificado até o momento foi a xerostomina (boca seca em razão da destruição das glândulas salivares). No entanto, o urologista Miguel Srougi disse que os pesquisadores alemães já relataram, depois do artigo, ter chegado a uma dose ideal de actínio capaz de destruir o tumor sem ser tão tóxica às glândulas salivares.

Do opiniaoenoticia

NOME ESPECIALIDADE  
Alda Cecília Gomes de Freitas Nefrologista Res. Médica em Nefrologia
Ana Paula Cavalcante de Oliveira Nefrologista Res. Médica em Nefrologia no Instituto Ribamar Vaz – Stª Casa Maceió e Titulada pela SBN
Arnon Farias Campos Nefrologista / Resp. Técnico Prof. UFAL em Nefrologia
Carolina   Res. Médica em Nefrologia no Instituto Ribamar Vaz – Stª Casa Maceió e Titulada pela SBN
Dinah Alícia de Moura Rodrigues Nefrologista Res. Médica em Nefrologia
Flávio Telles Nefrologista Titulado Doutor em Medicina – Nefrologia / USP
José Dagmar Ferreira Vaz Nefrologista Titulado em Nefrologia
Maria Vitória Alves Torres Nefrologista Res. Médica em Nefrologia
Marcos Nefrologista Res. Médica em Nefrologia
Osmar Monteiro da Silva Nefrologista Res. Médica em Nefrologia com atuação em Doença Óssea
Paulo Celso de Carvalho Carreira Nefrologia Titulado em Clínica Médica com atuação em Nefrologia
Rodrigo Peixoto Campos Nefrologista Titulado Doutor em Medicina – Nefrologia / PUC PR, Especialista na Área de Nefrologia Invasiva
Sandra Nefrologista Mestrado em Nefrologia  e Doutoranda em Nefrologia
  • Equipe Multidisciplinar:
NOME ESPECIALIDADE
Gleick Maria Braga Vaz Enfermeira Esp. Nefrologia
Juliana Angélica Alves Ferreira Enfermeira Esp. Nefrologia
Manuella Souto Maior Enfermeira Curs. Esp. Nefrologia
Patrícia Rejane da Silva Pereira Enfermeira Curs. Esp. Nefrologia
Daniela Mafra Lopes de Albuquerque Nutricionista
Quitéria Germino da Silva Assistente Social
Rennylma Janaína F. de M. Almeida Psicóloga
Udinei Ramos Honório Eletrotécnico
Wellington da Silva Eletrotécnico

Todos os direitos reservados © 2013.

fixmyairandheat.com